O futebol para os Mexicanos

Quando o Mexico perdeu para a Argentina os mexicanos nao ficaram tristes. Juro. Eles ja estavam esperando, os torcedores entraram derrotados. E depois que o Mexico perdeu os comentarios que eu escutei eram coisas assim:

“o pais esta destruido, as pessoas mais pobres que nunca e esse governo gasta todo esse dinheiro com esses idiotas” ou outras coisas como “eu odeio essas propagandas que unificam os mexicanos atraves do futebol, quem eles acham que sao para manipular as pessoas”

Muita gente criticou Felipe Calderon por ir ao jogo inaugural do Mexico contra a Africa do Sul. O presidente em entrevista alegou que ia para uma reuniao quinta a noite e que aproveitaria para ver o jogo. AS pessoas aqui se revoltaram, chamando o presidente de mentiroso.

Ontem quando eu estava vendo o jogo do Brasil e sofrendo e gritando os mexicanos ficavam sempre impressionados com a minha emocao. Apos o jogo comecou um papo sobre quanto de dinheiro eh gasto em uma copa do mundo. Quanto ganham jogadores, tecnicos, arbritos. Quanto gasta o governo que esta hospedando a copa. Os mexicanos estavam indignados com o quanto o tecnico da selecao mexicana ganha. Algo como 1.8 milhoes de euros. Outra vez comecou a discussao de como o desempenho da equipe eh inversamente proporcional a quanto eles sao pagos. Na partida contra a Argentina o jogador Bofo entrou. O comentario generalizado era que por causa de um patrocinador que pressionou a selecao – o tecnico o colocou. Esses comentarios vem de todas as camadas sociais do pais. Eu falei com pessoas que trabalham no campo, na cidade, motoristas de onibus, estudantes, intelectuais, politicos… TODOS.

A minha reflexao foi que desde que sou pequena nunca pensei em quanto ganham os jogadores quando jogam na selecao. Nunca me incomodou. Nunca pensei em quanto os tecnicos ganham, se haviam questoes politicas para escalar um jogador ou outro. Eu sempre gostei e me emocionei com propagandas que dizem que somos todos brasileiros juntos na torcida. E isso tudo porque a qualidade do futebol brasileiro sempre entegou os resultados. Sempre me deixou feliz. (eu lembro de copas desde 1994, entao ganhamos metade das vezes đŸ™‚ Foi dificil para mim entender essa raiva que os mexicanos expressavam com o futebol. Mais parecia uma raiva defensiva. Como se eles quisessem ganhar, mas no fundo sabiam que era dificil, por isso nao deixavam as expectativas aumentarem. 20 mil mexicanos foram a Africa do Sul. Uma das maiores torcidas. E o comentario aqui eh: “devem ser os filhos dos narco-traficantes”.

Pelo menos eles gostam e torcem para o Brasil.

Leave a Reply

