El Mundial = A Copa

(desculpem nao colocar acentos nas palavras, mas nao sei como fazer nesse computador)

Assitir a Copa aqui no Mexico tem sido interessante. Alem do Mexico, o Brasil e a equipe que os mexicanos gostam mais. Acontece tambem a uniao LatinoAmericana – pelo Chile, Uruguay, Paraguay etc. Eu acabei aprendendo o vocabulario em espanhol (mexicano) para poder torcer. Dificil e torcer em espanhol! Eu acabo falando tudo em portunhol, porque quero que eles entendam a minha raiva, animacao, felicidade e todos os sentimentos que vem com o jogo.

Hoje depois do jogo do Brasil eu falei com meus pais que estao em Sao Paulo. Meu pai ja comecou a conversa falando que o Brasil nao foi criativo, que o Dunga e retranqueiro e que pelo amor de Deus! Aqui no Mexico assisti o jogo na casa de uma familia. Todos estavam amando o Brasil. Elogiavam cada passe, cada chute ao gol. Chamavam o Robinho de artista! Me acalmavam falando que o Brasil estava fazendo tudo possivel para ganhar. E eu respondia: que joguinho, nao acredito que o Brasil esta empatado com a Coreia do Norte! (nem sabia que a Coreia do Norte tinha time de futebol).

Mas a melhor parte foi ouvir a narracao em espanhol do jogo. Os narradores chamavam o brasileiros de brilhantes, genios, incriveis. Quando eles erravam o nome do jogador pediam desculpas aos telespectadores! Agora pronunciar o nomes em coreano…. Bem que eles tentavam. Substituindo os Ys por Js e os Js por Rs. Chegou um ponto que os narradores falavam “El hombre de rojo” (o homem de vermelho) ou entao “El hombre de la calambre” (o homem que teve caimbra). So dando risada mesmo!

Claro que eu me matei de gritar e para os homens mexicanos era algo raro falar com uma mulher sobre futebol e ver uma mulher tao animada. De qualquer forma foi muito bom ver o apoio e o carinho dos mexicanos torcendo para o Brasil enquanto comiam uns tacos!

Aqui estao algumas palavras – se um dia voce quiser torcer en espanol!

tiro de esquina – escanteio

fuera de lugar – impedido

portero/ arquero – goleiro

cabezaso – cabeceada

El partido esta mas parejo – O jogo esta mais equilibrado

En el poste! – Na trave!

mete la falta – faz uma falta

saque de mano – lateral

la cancha – o campo

media cancha – meio campo

tiro – chute

balonazo – um chute que vai na cara da barreira e machuca

canonazo – um canhao

Abanderados – bandeirinhas

besos desde Mexico!

One thought on “El Mundial = A Copa

Leave a Reply

